Feed: Rss / Atom

12 de março de 2009

O que é xilogravura? (parte 2)


As ferramentas mais adequadas para entalhar na produção de xilogravuras, são as goivas (foto abaixo).

Porém muitos gravadores, principalmente os auto-didatas, utilizam de ferramentas diversas, como canivete, estilete, etc.



Para "carimbar" o papel na matriz, é necessário uma prensa.

Existem vários modelos, cada um se encaixa melhor para um tipo diferente de gravura.

Na foto abaixo, um dos modelos adequados para xilogravura.



O que se entalha na madeira sai invertido no papel, como em um espelho.
Tudo que é riscado ou cavado fica branco, e o que está intacto fica preto (levando em conta que o papel será branco e a tinta preta).
Esses dois fatores é o que mais confunde a cabeça dos iniciantes nessa técnica.

11 comentários:

Junior disse...

CARAMBA! LEGAL!
uma coisa que a galera de hj em dia nem conhece direito
e vc explicou pouco mais bem explicado
legal

da uma passada la tmb^^

http://istosimmsica.blogspot.com/

KGeo disse...

uma coisa aprender em cada dia

ੴ₮ℍαʆι₮α ωαʆʆ€ѕкαੴ disse...

eu nunca ouvi falar disso...
+ eh legal...
deve ser antigo...

ੴ₮ℍαʆι₮α ωαʆʆ€ѕкαੴ disse...

eu gostei + a das pernas...
ficou lindo

Diego? Glommer? disse...

Explicação bem legal.

Não conhecia esses instrumentos. ^^

Abraços
.

http://solucomental.blogspot.com

Lari. disse...

Interessanteee!
Por cursar Comunicação, sempre acho interessante conhecer um pouco mais dos instrumentos que permitem que mensagens sejam transmitidas!
=D

Daniela Lima disse...

hei, adorei as xilogravuras, não conhecia, queria uma minha, onde será q eu encontro um xilografo, ou xilogravador, ou xilogravante...sei lá!! Lindas mesmoooo!!!

Lua disse...

Muito bom o post! Eu não sabia que funcionava assim (acho que eu não fazia idéia de como funcionava,rs).. Interessante, muito interessante. Parabéns pelas xilogravuras, são lindas!

Abraço,
Lua

JaCoNa disse...

Já tinha vindo antes e amei o que vi. Dessa vez não foi diferente! parabéns pelo talento, rapaz! Deus conserve =D

xeru

http://jaconapacheco.blogspot.com/

Colin Foster disse...

nao entendo muito bem de desenho, mas esse daí ficou bem legal e bonito. se tiver algum interesse em parceria, é só falar!

http://oalto-falante.blogspot.com - ELEGENDO O JOGADOR MAIS FEIO DO FUTEBOL BRASILEIRO

Lenilson Junior disse...

Wagner, gostei muito do seu trabalho! Parabéns! Muito interessante. Grande abraço!