Feed: Rss / Atom

6 de março de 2009

O que é Xilogravura?


Xilogravura é um tipo de gravura feito em madeira (xilon = madeira em grego).

Resumindo em poucas palavras, você entalha um desenho em uma tábua de madeira, passa tinta e "carimba" no papel.

A tábua de madeira com a arte entalhada é chamado de matriz, é como um carimbo feito a mão. Com a matriz é possivel fazer várias impressões (cópias) do mesmo trabalho.

Para saber mais sobre xilogravuras visite o Museu - Casa da Xilogravura.

Existem outros tipos de gravuras, que ao invés de tábua madeira se utiliza metal, ou pedra.

7 comentários:

mat disse...

Bastante interessante

Michell disse...

Interessante, meu blog fala um pouco sobre arte tbm, criação, essas coisas...
se vc quiser parceria.. :)

Marinho, F. disse...

Agora veja mesmo: eu moro em Recife, nordestão, tem de monte da xilogravura e eu não lembrava que era talhada em madeira... ¬¬' QUe vergonha.

Adorei. Quase uma aulinha. Rs...

http://espelhoinverso.blogspot.com/

Marinho, F. disse...

É verdade... Alguns desses artistas mesmos armam barraquinhas e vendem suas obras. Interessante pacas.

;)

Marinho, F. disse...

Eitããã! Ontem, quando postei isso, não tinha visto esse seu novo post ainda.

Caraca, vc quem feeez?

Que legaaal, muito bem feito.

Parabéééns.

http://espelhoinverso.blogspot.com/

Tiago Sant'Ana disse...

Xilogravura é interessante. Inclusive tenho um amigo que estuda a representação feminina em algumas xiolagravuras de Hansen Bahia.

Eu, particularmente, não conheço muito da arte, me restringindo a conhecer o arcevo de poucos artistas. Hansen Bahia é um dos poucos que conheço. Ele tem obras que retratam o cotidiano afro do estado da Bahia. É um trabalho muito interessante.

Tiago Sant'Ana
www.jornalistadepeso.blogspot.com

O mundo de cada um disse...

Interessante, isso eu não, muito legal o blog